sexta-feira, 16 de abril de 2010

Por Dentro de “Gypsy”: As Divas e Mama Rose


Apesar do título do musical se referir à stripper Gypsy Rose Lee (Louise Hovick), a protagonista de “Gypsy” é a atriz que desempenha Mama Rose, ou Rose Thompson Hovick, a  controladora e dominadora mãe de Louise e June, que faz tudo pelo sucesso das filhas (especialmente o da mais nova, June).
Ao analisar o caráter de Rose, o crítico Clive Barnes descreveu como “mandona, exigente, terrível ….”. Já Frank Rich, famoso colunista do New York Times,  a descreveu como “um monstro”, enquanto o crítico Walter Kerr argumentou que, apesar de Rose ser um ‘monstro’, deveria ser amada e compreendida.
O compositor Stephen Sondheim disse sobre a personagem: “O fato de ela ser monstruosa para as filhas e para o mundo é secundário… Ela é uma personagem muito americana, uma figura galante e uma força de vida“.
O fato é que Mama Rose é um dos mais importantes e famosos papéis da dramaturgia, transcendendo o universo dos musicais. As atrizes que a interpretaram em sua grande maioria foram agraciadas com o Tony ou o Globo de Ouro.

Nenhum comentário:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO